Dicas Filmes / Livros

 Dica Enviada Por: Fábio Mendes Assumpção

O Siciliano


Título: O Siciliano
Gênero: Ação

Roteirista(s): Mario Puzo, Steve Shagan, Gore Vidal
Duração: 115 min.
Diretor(es): Michael Cimino
Elenco: Christopher Lambert, Terence Stamp, Joss Ackland, John Turturro, Richard Bauer, Barbara Sukowa, Giulia Boschi, Ray McAnally, Barry Miller (1), Andreas Katsulas, Michael Wincott, Derrick Branche.

Sinopse

Adaptação do bestseller de Mario Puzo, o filme narra a trajetória de Salvatore Giuliano, o líder e bandido Siciliano que ousou enfrentar a igreja, o estado e a máfia na esperança de tornar a Sicília independente, no final dos anos 1940. Salvatore (Christopher Lambert) rouba dos ricos proprietários de terra para dar aos camponeses, instruindo-os a comprar terras com esse dinheiro. Mas seu antigo chefe da máfia, Don Masino Croce (Joss Ackland), está incomodado com a popularidade de Salvatore e trama o seu assassinato.



 Dica Enviada Por: Fábio Mendes Assumpção

Indochina


Título Original: Indochine
Duração: 154 min.
Direção:Régis Wargnier
Elenco: Catherine Deneuve, Vincent Perez, Linh Dan Pham, Jean Yanne, Henri Marteau.

Sinopse

No Vietnã durante os anos 30, a francesa Eliane é proprietária de um imenso seringal. Ela adota a órfã Camile, filha de um casal amigo de vietnamitas morto num acidente. A menina é educada segundo os padrões franceses e cresce se transformando em uma bela jovem.
A visita inesperada do oficial da marinha Jean Baptiste desperta a paixão de Eliane. Tempos depois, também Camile apaixona-se pelo oficial, quando em plena revolução nacionalista na década de 40, Jean Baptiste é transferido para o norte do país.




Tapete Vermelho

Título original: (Tapete Vermelho)
Lançamento: 2006 (Brasil)
Direção: Luiz Alberto Pereira
Atores: Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos (Maria) Aílton Graça.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia

Sinopse

Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.



Brincando nos Campos do Senhor


Título original: (At Play in the Fields of the Lord)
Lançamento: 1991 (EUA)
Direção:
Hector Babenco
Atores: Tom Berenger, John Lithgow, Daryl Hannah, Aidan Quinn.
Duração: 186 min
Gênero: Drama

Sinopse

Um casal de evangélicos e seu filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequisar índios ainda arredios à noção de Deus. Martin Quarrier (Aidan Quinn) é sociólogo e termina sendo motivado pelas experiências de outro casal, os Huben. As intenções religiosas e a harmonia entre brancos e índios no local ficam instáveis devido à presença de Lewis Moon (Tom Berenger), um mercenário descendente dos índios americanos.


Era uma Vez no Oeste

Título original: (C'era una Volta il West)
Lançamento: 1969 (Itália, EUA)
Direção:
Sergio Leone
Atores: Henry Fonda, Claudia Cardinale, Charles Bronson, Jason Robards
.
Duração: 166 min
Gênero: Faroeste

Sinopse

Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.



Saneamento Básico

Título original: (Saneamento Básico)
Lançamento: 2007 (Brasil)
Direção: Jorge Furtado
Atores: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia.
Duração: 112 min
Gênero: Comédia

Sinopse

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.



Os Sete Samurais


Os Sete Samurais 2010-05-22 Francisco Título original: (Shicinin No Samurai)
Lançamento: 1954 (Japão)
Direção: Akira Kurosawa
Atores: Takashi Shimura, Toshirô Mifune, Yoshio Inaba, Seiji Miyaguchi.
Duração: 208 min
Gênero: Aventura

Sinopse

No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Os bandoleiros chegam e no final os vilões são derrotados, mas só três samurais sobrevivem e estes contemplam os túmulo dos camaradas enquanto os aldeões plantam arroz para a próxima estação.

Nenhum comentário:

Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária. A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes.[...]

O combate à pobreza com cidadania e dignidade passa, sim, pela Reforma Agrária ou, Vigília de Carnaval pela Reforma Agrária!

Neste último mês de fevereiro, deparamo-nos com notícias preocupantes sobre uma possível idéia do atual governo, divulgada pelos meios de comunicação, sobre a extinção ou redução das competências do INCRA. Na verdade, entendemos essa possível medida não apenas como um ato de extinção de uma autarquia federal qualquer, ou, como ato para se ter um órgão a menos na máquina governamental.. [...]

Conjuntura Agrícola

"A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária."
[José Juliano de Carvalho Filho; Lançamento do Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Câmara Municipal de São Paulo 07/12/2010].

ESTADO, SOBERANIA E O DESEVOLVIMENTO

Raimundo Pires Silva

Este arrazoado busca contribuir para a compreensão do Estado nacional[1] contemporâneo e sua soberania – de seu passado, de seu presente e de seu futuro. É uma análise enxuta e genérica que aborda a herança recebida pelo governo Lula, as transformações realizadas por este e as propostas para sua consolidação.

Os assentamentos – comunidade em construção

Raimundo Pires Silva

Os assentamentos rurais trazem no seu horizonte algumas alternativas econômicas e sociais para uma parte significativa dessa população de trabalhadores brasileiros, que se encontra marginalizada e excluída do processo de produção vigente e que configuram a atual questão agrária brasileira.

Questão Agrária

Vários pensadores brasileiros e estrangeiros se debruçaram em analisar a Questão Agrária. Entre os brasileiros, Ignácio Rangel foi um dos que construiu uma razoável definição do problema. Para ele a questão agrária diz respeito às transformações nas relações de produção no campo. Ou seja, de como se produz e a forma dessa produção.
1 2 3 4 5 6

REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE