Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária.
A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes. Sendo assim, cabe colocar que a formação dos assentamentos não pode ser um processo tênue e transitório de concessão da terra com vistas a acalmar as inquietações dos trabalhadores sem-terra, mas, deve sim ser uma nova estrutura produtiva.
Neste contexto, pode-se então, afirmar que o assentamento não é uma ação evolutiva, mas um tipo de dispositivo legal que acaba gerando sempre novos conflitos na busca dos assentados por seus direitos[1].
Ocorre que, ao longo dos anos, os assentamentos se constituíram num tipo de consagração da luta – a conquista da terra – que logo se desdobraram em novas perspectivas: de produção, de renda, de moradia, de condições dignas de vida. Portanto, promoveram novas frentes de luta, que se pode resumir na busca por crédito, assistência técnica e; infra-estrutura física, econômica e social.
Contudo, há que se destacar que o modo de produção dos assentamentos repetiu o da ”revolução verde” – onde a base técnica da agricultura passa a utilizar insumos químicos e mecânicos, com reflexos ambientais. Não houve mudanças, a produção assentada ocorreu na mesma base técnica do que antes.
Permeou nesse sistema de produção dos assentados a seguinte constatação: à medida que o processo produtivo se estabeleceu, a autonomia da unidade familiar assentada manteve sua subordinação às leis dominantes do setor patronal/agroindustrial.
Observa-se que apesar dos ganhos sociais que foram viabilizados com a criação dos assentamentos, a trajetória produtiva dos mesmos foi marcada pela manutenção do modo de produção anterior, sendo que esta manutenção do “status quo” trouxe conseqüências drásticas para autonomia da unidade familiar dos assentados.
As políticas públicas de fomento ao assentamento também não conseguiram reverter e/ou sanar esse quadro perverso. Cabe relembrar também o papel do Estado na condução dos assentamentos. De um lado teve a acuidade com os requisitos e processo de instalação dos assentamentos, em outro momento se mostrou uma instituição oscilante e muita vez ausente do seu papel de alicerce do processo produtivo do assentado.
Tem que se reverter essa situação. Para tanto, há que se propor um tratamento distinto, consagrando o princípio da política agrícola diferenciada, onde se inscreve uma nova agricultura, novo processo produtivo do assentado centrado no trabalho e não no capital.
Essas novas políticas públicas de reorientação do sistema de produção e trabalho devem ser conduzidas e sustentadas por quatro eixos: fomento, extensão rural, investimento/logística e segurança alimentar (compra estoque e distribuição). E ainda, devem conduzir a um processo de desenvolvimento econômico baseado na construção democrática, com ampla participação dos assentados e suas organizações.


[1] Ver Medeiros et ally. Assentamentos rurais: um convite ao debate.  Revista da ABRA. São Paulo: vol.22, set/dez, 1992.

2 comentários:

Kiel disse...

Tá, mas é para produzir para o mercado, né?
Então o mode produção pode ser cristão-captalista, verde-capitalista, reciproco-capitalista, que no fundo é o velho familiar-capitalista.
Não acho que reforma agrária muda o modo de produção, até porque ela e ele são socialmente determinados até o último fio de esperança.
Beijo

Maria Otilia Bocchini disse...

Querido Raimundo, muito bom seu diagnóstico sobre os modos de produção nos assentamentos. Como no final você aponta quatro eixos (na verdade cinco) que poderiam sustentar as políticas públicas para reorientarem o sistema de produção, deixo uma sugestão: escrever sobre como seria a atuação em cada eixo. Abraço Otilia

Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária. A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes.[...]

O combate à pobreza com cidadania e dignidade passa, sim, pela Reforma Agrária ou, Vigília de Carnaval pela Reforma Agrária!

Neste último mês de fevereiro, deparamo-nos com notícias preocupantes sobre uma possível idéia do atual governo, divulgada pelos meios de comunicação, sobre a extinção ou redução das competências do INCRA. Na verdade, entendemos essa possível medida não apenas como um ato de extinção de uma autarquia federal qualquer, ou, como ato para se ter um órgão a menos na máquina governamental.. [...]

Conjuntura Agrícola

"A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária."
[José Juliano de Carvalho Filho; Lançamento do Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Câmara Municipal de São Paulo 07/12/2010].

ESTADO, SOBERANIA E O DESEVOLVIMENTO

Raimundo Pires Silva

Este arrazoado busca contribuir para a compreensão do Estado nacional[1] contemporâneo e sua soberania – de seu passado, de seu presente e de seu futuro. É uma análise enxuta e genérica que aborda a herança recebida pelo governo Lula, as transformações realizadas por este e as propostas para sua consolidação.

Os assentamentos – comunidade em construção

Raimundo Pires Silva

Os assentamentos rurais trazem no seu horizonte algumas alternativas econômicas e sociais para uma parte significativa dessa população de trabalhadores brasileiros, que se encontra marginalizada e excluída do processo de produção vigente e que configuram a atual questão agrária brasileira.

Questão Agrária

Vários pensadores brasileiros e estrangeiros se debruçaram em analisar a Questão Agrária. Entre os brasileiros, Ignácio Rangel foi um dos que construiu uma razoável definição do problema. Para ele a questão agrária diz respeito às transformações nas relações de produção no campo. Ou seja, de como se produz e a forma dessa produção.
1 2 3 4 5 6

REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE