Conjuntura Agrícola

O Preço do Leite começa a subir!


Links CONAB


Insumos Agropecuários

PAA

Vendas em Balcão

PGPM

PGPAF

Hortigranjeiros (Prohot)

Leonam Bueno Pereira1

   Em todos os anos, ao se iniciar o período mais seco do ano, normalmente situado entre abril e setembro, os produtores de leite se preparam para a entressafra na produção. É nessa época que o preço unitário do litro de leite aumenta significativamente e o produtor pode ganhar bastante manejando o rebanho e administrando de forma conveniente a produção.
   A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária.
   As informações que estão sendo divulgadas pelos órgãos de imprensa apontam para uma forte elevação nos preços do leite. Várias consultorias de mercado indicavam, em fevereiro, altas de preço e uma expectativa de manutenção dessa alta em março. Nosso acompanhamento identificou uma alta no preço bruto do litro no estado de São Paulo, entre março de 2011 e março de 2010 de 19,6% (confira no gráfico abaixo). Isto significa que houve uma mudança no patamar de preço, colocando a elevação que se inicia agora em abril quase vinte por cento acima dos preços do ano passado.
 
   Observando-se os aumentos no preço do litro desde janeiro, vê-se confirmada a tendência de forte elevação de preço este ano. Desde de dezembro do ano passado se acumulam quase 5% de aumento (exatos 4,97%). Assim, a média estadual do preço do litro para março, levantada pelo Cepea-esalq, é de R$ 0,7963 por litro. Para as regiões do estado, o Vale do Paraíba, antiga bacia leiteira, é a região que apresenta a melhor média, com R$ 0,8148 por litro.
   Assim, as indicações de assistência técnica para os produtores de leite no estado, principalmente para os pequenos e médios produtores, que segundo a Associação Leite Brasil representam 90% dos produtores de leite no país, é de se apropriarem dessa elevação de preço, mediante uma maior incorporação de tecnologia e melhor administração de custos no processo produtivo.
1. Economista e Mestre em Economia Agrícola e Agrária pelo IE – UNICAMP.

Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária. A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes.[...]

O combate à pobreza com cidadania e dignidade passa, sim, pela Reforma Agrária ou, Vigília de Carnaval pela Reforma Agrária!

Neste último mês de fevereiro, deparamo-nos com notícias preocupantes sobre uma possível idéia do atual governo, divulgada pelos meios de comunicação, sobre a extinção ou redução das competências do INCRA. Na verdade, entendemos essa possível medida não apenas como um ato de extinção de uma autarquia federal qualquer, ou, como ato para se ter um órgão a menos na máquina governamental.. [...]

Conjuntura Agrícola

"A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária."
[José Juliano de Carvalho Filho; Lançamento do Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Câmara Municipal de São Paulo 07/12/2010].

ESTADO, SOBERANIA E O DESEVOLVIMENTO

Raimundo Pires Silva

Este arrazoado busca contribuir para a compreensão do Estado nacional[1] contemporâneo e sua soberania – de seu passado, de seu presente e de seu futuro. É uma análise enxuta e genérica que aborda a herança recebida pelo governo Lula, as transformações realizadas por este e as propostas para sua consolidação.

Os assentamentos – comunidade em construção

Raimundo Pires Silva

Os assentamentos rurais trazem no seu horizonte algumas alternativas econômicas e sociais para uma parte significativa dessa população de trabalhadores brasileiros, que se encontra marginalizada e excluída do processo de produção vigente e que configuram a atual questão agrária brasileira.

Questão Agrária

Vários pensadores brasileiros e estrangeiros se debruçaram em analisar a Questão Agrária. Entre os brasileiros, Ignácio Rangel foi um dos que construiu uma razoável definição do problema. Para ele a questão agrária diz respeito às transformações nas relações de produção no campo. Ou seja, de como se produz e a forma dessa produção.
1 2 3 4 5 6

REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE