Limite a terras rurais é consenso

Mais de 500 mil pessoas ouvidas em 23 estados e no Distrito Federal disseram ser favoráveis à ideia de fixar um limite máximo para o tamanho das propriedades rurais. Elas foram consultadas entre os dias 1.° e 12 de setembro, em plebiscito promovido pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, entre outras entidades. Leia Mais>> 

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a idéia de se fixar um limite máximo à propriedade rural no Brasil. Na verdade, essa idéia já era teoricamente existente no Estatuto da Terra de 1964. A própria mensagem nº 33 do então presidente militar, ao falar do latifúndio por dimensão, referia-se a este tipo de propriedade como "uma inconveniente anomalia estrutural que cabe a uma reforma agrária corrigir". Na época falava-se em propriedades acima de 10 mil ha. ou, em imóveis que não poderiam exceder a 600 vezes o módulo médio da propriedade rural. Esses dispositivos desapareceram da legislação agrária vigente, mas, os latifúndios por dimensão ainda existem e cada vez mais contribuem para aumentar os tristes índices de concentração fundiária em nosso país. Pior ainda, hoje, as grandes e imensas propriedades estão passando a ser cobiçadas e transferidas para o capital estrangeiro. Nada mais oportuno, então, que se proponha um debate intenso sobre o assunto. Se já era condenável a concentração da terra por capitais e pessoas físicas nacionais, o que se dirá sobre essa procura desenfreada (e sobre a efetiva compra) do território brasileiro por estrangeiros? O mundo muda rapidamente, a economia mais ainda, e a tecnologia disponível para a agropecuária já concorre plenamente para que um limite máximo de tamanho de uma propriedade rural possa ser perfeitamente introduzido na legislação agrária brasileira, com enormes benefícios para a redistribuição democrática da terra e da renda. Aliás, comentei outros aspectos sobre esse tema, em artigo (disponível para leitura na seção de textos deste blog) que foi publicado no Boletim Informativo da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Operária (Campinas/SP) nº 225/2010.

Sônia Novaes Moraes

Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária. A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes.[...]

O combate à pobreza com cidadania e dignidade passa, sim, pela Reforma Agrária ou, Vigília de Carnaval pela Reforma Agrária!

Neste último mês de fevereiro, deparamo-nos com notícias preocupantes sobre uma possível idéia do atual governo, divulgada pelos meios de comunicação, sobre a extinção ou redução das competências do INCRA. Na verdade, entendemos essa possível medida não apenas como um ato de extinção de uma autarquia federal qualquer, ou, como ato para se ter um órgão a menos na máquina governamental.. [...]

Conjuntura Agrícola

"A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária."
[José Juliano de Carvalho Filho; Lançamento do Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Câmara Municipal de São Paulo 07/12/2010].

ESTADO, SOBERANIA E O DESEVOLVIMENTO

Raimundo Pires Silva

Este arrazoado busca contribuir para a compreensão do Estado nacional[1] contemporâneo e sua soberania – de seu passado, de seu presente e de seu futuro. É uma análise enxuta e genérica que aborda a herança recebida pelo governo Lula, as transformações realizadas por este e as propostas para sua consolidação.

Os assentamentos – comunidade em construção

Raimundo Pires Silva

Os assentamentos rurais trazem no seu horizonte algumas alternativas econômicas e sociais para uma parte significativa dessa população de trabalhadores brasileiros, que se encontra marginalizada e excluída do processo de produção vigente e que configuram a atual questão agrária brasileira.

Questão Agrária

Vários pensadores brasileiros e estrangeiros se debruçaram em analisar a Questão Agrária. Entre os brasileiros, Ignácio Rangel foi um dos que construiu uma razoável definição do problema. Para ele a questão agrária diz respeito às transformações nas relações de produção no campo. Ou seja, de como se produz e a forma dessa produção.
1 2 3 4 5 6

REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE