Por uma reforma agrária eficiente

 Querem utilizar na Reforma Agrária a mesma tática de construir o descrédito de uma determinada política junto à sociedade para em seguida detoná-la. No caso, é para tentar extinguir o pouco que se tem de Política de Assentamentos Rurais, já que Reforma Agrária mesmo nunca tivemos, não temos e nunca vamos ter. Meu pai sempre dizia que coisas absurdas são ditas ou por ignorância ou por má fé, segundas intenções. Partindo da primeira premissa vamos esclarecer alguns pontos.

Autor
1- Pesquisa sobre renda no meio rural, em particular em assentamentos não pode se basear apenas na renda monetária como indicador de sucesso. Para os menos avisado que lê os resultados devem ficar pensando que o agricultor assentado tem que usar esse 1 SM para cobrir todas as despesas. Na realidade não é bem isso que ocorre pois ele não paga aluguel e a maior parte do seu consumo de alimentos é provido por ele próprio, ou seja, dois dos principais itens de despesa de qualquer brasileiro são relativamente menores para os agricultores. E isso não é contabilizado no cálculo da renda, uma vez que o que eles gastariam para comprar os ovos , o frango, o leitão, os grãos e os hortifruti produzidos e consumidos não são considerados;

2- Tem que estabelecer de forma clara os estratos de assentamento de acordo com o seu tempo de implantação, sua idade. Não se pode colocar no mesmo saco da avaliação da renda assentamentos novos com assentamentos antigos, tem primeiro que separar e depois comparar. Até porque se um assentamento com 4-8 anos de implantação estiver no mesmo patamar de desenvolvimento que um assentamento de 10-15 anos dá pra concluir que se a política atual não está boa que dirá aquela anterior; Leia mais>>

Nenhum comentário:

Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária. A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes.[...]

O combate à pobreza com cidadania e dignidade passa, sim, pela Reforma Agrária ou, Vigília de Carnaval pela Reforma Agrária!

Neste último mês de fevereiro, deparamo-nos com notícias preocupantes sobre uma possível idéia do atual governo, divulgada pelos meios de comunicação, sobre a extinção ou redução das competências do INCRA. Na verdade, entendemos essa possível medida não apenas como um ato de extinção de uma autarquia federal qualquer, ou, como ato para se ter um órgão a menos na máquina governamental.. [...]

Conjuntura Agrícola

"A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária."
[José Juliano de Carvalho Filho; Lançamento do Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Câmara Municipal de São Paulo 07/12/2010].

ESTADO, SOBERANIA E O DESEVOLVIMENTO

Raimundo Pires Silva

Este arrazoado busca contribuir para a compreensão do Estado nacional[1] contemporâneo e sua soberania – de seu passado, de seu presente e de seu futuro. É uma análise enxuta e genérica que aborda a herança recebida pelo governo Lula, as transformações realizadas por este e as propostas para sua consolidação.

Os assentamentos – comunidade em construção

Raimundo Pires Silva

Os assentamentos rurais trazem no seu horizonte algumas alternativas econômicas e sociais para uma parte significativa dessa população de trabalhadores brasileiros, que se encontra marginalizada e excluída do processo de produção vigente e que configuram a atual questão agrária brasileira.

Questão Agrária

Vários pensadores brasileiros e estrangeiros se debruçaram em analisar a Questão Agrária. Entre os brasileiros, Ignácio Rangel foi um dos que construiu uma razoável definição do problema. Para ele a questão agrária diz respeito às transformações nas relações de produção no campo. Ou seja, de como se produz e a forma dessa produção.
1 2 3 4 5 6

REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE