APRESENTAÇÃO

Os temas da questão agrária e da reforma agrária continuam mais atuais do que nunca no Brasil de hoje. Trata-se de temas amplos e complexos, que não podem ser discutidos isoladamente, mas que precisam, pelo contrário, ser constantemente referidos à economia e à sociedade brasileira como um todo. Uma economia e uma sociedade já predominantemente urbanas e industriais, mas cujos problemas e cujo subdesenvolvimento continuam a ser determinados em boa parte pela situação vigente no campo e no setor agropecuário.
Para tanto, necessitamos ao mesmo tempo de análises amplas como a que foi apresentada por Guilherme Delgado, no trabalho “A Questão Agrária no Brasil, 1950-2003” (baixe o texto aqui), cuja parte final é de responsabilidade de uma equipe liderada por Plínio de Arruda Sampaio. Este trabalho tem o mérito de apresentar uma perspectiva de análise ampla, na qual se vincula - a meu ver corretamente - a questão agrária do Brasil de hoje às pressões do balanço de pagamento do país e o chamado agronegócio.
Eu estou de acordo com ele quando aponta para a falta de novidade deste último. Vou até mais longe, para dizer que, na verdade, trata-se de algo bastante antigo no Brasil, não passando no fundo de uma aliança, em parte talvez renovada, entre o velho latifúndio nacional, as trading companies estrangeiras e o capital financeiro internacional.
Nessa abordagem mais ampla da questão agrária e dos problemas agrários do Brasil de hoje, torna-se muito importante não perder de vista o processo histórico. A questão agrária atual é uma decorrência da questão agrária histórica, sendo por isso fundamental termos a respeito uma visão de longo prazo, e não apenas uma visão mais ampla da sua conjuntura presente.
(Trechos da introdução que o professor Tamás Szmrecsanyi fez para o livro “Ciclo de Debates – Questão Agrária no Brasil: perspectiva histórica e configuração atual”. Publicado pelo INCRA-SP, em 2005)

Nenhum comentário:

Modo de produção – Assentamentos rurais

Raimundo Pires Silva

A redistribuição dos direitos sobre a propriedade, ou seja, a modificação do regime de posse, uso e gozo da terra, constitui a essência dos assentamentos de reforma agrária. A modificação no uso da propriedade feita pelos assentamentos rurais necessita ser drástica, isto é, o modo de produção precisa apresentar características estruturais totalmente diferentes do que era antes.[...]

O combate à pobreza com cidadania e dignidade passa, sim, pela Reforma Agrária ou, Vigília de Carnaval pela Reforma Agrária!

Neste último mês de fevereiro, deparamo-nos com notícias preocupantes sobre uma possível idéia do atual governo, divulgada pelos meios de comunicação, sobre a extinção ou redução das competências do INCRA. Na verdade, entendemos essa possível medida não apenas como um ato de extinção de uma autarquia federal qualquer, ou, como ato para se ter um órgão a menos na máquina governamental.. [...]

Conjuntura Agrícola

"A partir desta data, aqui no blog, iremos acompanhar mensalmente o comportamento do preço do leite nas principais zonas produtoras do estado de São Paulo. Pretendemos disponibilizar para todos, principalmente, para os pequenos produtores familiares, um conjunto de informações para auxiliar no planejamento e análise da conjuntura agrícola e agrária."
[José Juliano de Carvalho Filho; Lançamento do Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos; Câmara Municipal de São Paulo 07/12/2010].

ESTADO, SOBERANIA E O DESEVOLVIMENTO

Raimundo Pires Silva

Este arrazoado busca contribuir para a compreensão do Estado nacional[1] contemporâneo e sua soberania – de seu passado, de seu presente e de seu futuro. É uma análise enxuta e genérica que aborda a herança recebida pelo governo Lula, as transformações realizadas por este e as propostas para sua consolidação.

Os assentamentos – comunidade em construção

Raimundo Pires Silva

Os assentamentos rurais trazem no seu horizonte algumas alternativas econômicas e sociais para uma parte significativa dessa população de trabalhadores brasileiros, que se encontra marginalizada e excluída do processo de produção vigente e que configuram a atual questão agrária brasileira.

Questão Agrária

Vários pensadores brasileiros e estrangeiros se debruçaram em analisar a Questão Agrária. Entre os brasileiros, Ignácio Rangel foi um dos que construiu uma razoável definição do problema. Para ele a questão agrária diz respeito às transformações nas relações de produção no campo. Ou seja, de como se produz e a forma dessa produção.
1 2 3 4 5 6

REFORMA AGRÁRIA EM DEBATE